Descobertos 19 novos subtipos de vírus da hepatite C, aumentando ainda mais a classificação do vírus

697

Voltar

O vírus da hepatite C é atualmente classificado em 8 genótipos e 86 subtipos, mas um novo estudo descobre a existência de mais 19 subtipos do vírus.

Dentro de cada genótipo existem diferentes subtipos do vírus. Um subtipo é quando existem diferencias de ao menos 85% na sequência do vírus.

O objetivo do estudo foi caracterizar novos subtipos do vírus da hepatite C e investigar o impacto de subtipos no resultado do tratamento.  Foram incluídos no estudo 14.653 pacientes tratados com sofosbuvir.

Para a maioria dos pacientes, um subtipo específico poderia ser atribuído com base em uma relação genética próxima aos subtipos descritos anteriormente. No entanto, para 19 pacientes, novos subtipos foram identificados com menos de 85% de homologia em comparação com os subtipos descritos anteriormente.

Estes novos subtipos tinham os seguintes genótipos; 9 novos subtipos no genótipo 2; 5 no genótipo 4, 2 no genótipo 6 e um nos genótipos 1, 3 e 5.

Apesar da presença de polimorfismos nas posições de substituições associadas à resistência (RAS), 18 dos 19 pacientes com subtipos diferentes entre os tratados com sofosbuvir obtiveram a cura.

Concluem os autores que dezenove novos subtipos do vírus da hepatite C foram identificados, sugerindo uma diversidade genética ainda maior de subtipos de HCV do que previamente reconhecido.

Artigo completo em https://academic.oup.com/ofid/article/6/3/ofz076/5362553

Fonte: Identification of 19 Novel Hepatitis C Virus Subtypes-Further Expanding HCV Classification – Charlotte Hedskog, Bandita Parhy, Silvia Chang, Stefan Zeuzem, Christophe Moreno, Stephen D.Shafran, Sergio M. Borgia, Tarik Asselah, Laurent Alric, Armand Abergel, Jyh-Jou Chen, Jane Collier0,Dharmesh Kapoor, Robert H. Hyland, Peter Simmonds, Hongmei Mo, Evguenia S. Svarovskaia – Open Forum Infectious Diseases – Published: 22 February 2019: https://doi.org/10.1093/ofid/ofz076 

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar