Taxas de cura da hepatite C superiores a 99% utilizando sofosbuvir / velpatasvir (Epclusa®)

1214

Voltar

O regime de tratamento pangenotípico da hepatite C realizado na vida real utilizando sofosbuvir / velpatasvir (Epclusa®) durante 12 semanas mostra os resultados logrados, incluindo pacientes com cirrose compensada ,realizado em 1.429 pacientes entre junho de 2017 e maio de 2018 (apenas 41 receberam ribavirina),

A cura no total dos infectados foi de 98,5%, sendo de 98% no genótipo 1; 99,4% no genótipo 2; 97,1% no genótipo 3 e 100% no genótipo 4. Os resultados pelo grau de fibrose mostram que a cura foi conseguida por 99,7% entre os com fibrose F0 e F1 e entre os com fibrose F3 e F4 (cirrose) a cura foi de 98,3%.

Entre os 218 usuários de drogas a cura foi de 94,5%, entre os quais 3,7% abandonaram o tratamento, entre os não usuários de drogas o abandono do tratamento foi de somente 0,7% dos tratados.

No grupo existiam 231 infectados não respondedores a um tratamento anterior a cura. Entre os quais a cura foi obtida por 98,5% dos tratados, sem diferença significativa com infectados que recebiam tratamento pela primeira vez.

Concluem os pesquisadores que o tratamento da hepatite C utilizando sofosbuvir / velpatasvir (Epclusa®) atinge taxas de cura muito altas na grande variedade de pacientes tratados na vida real.

 MEU COMENTÁRIO

Realmente, é necessário fazer algum comentário ante os dados de resposta terapêutica (cura) que são apresentados a cada dia?

Fonte: SVR12 rates higher than 99% after sofosbuvir/velpatasvir combination in HCV infected patients with F0-F1 fibrosis stage: A real world experience – Alessandra Mangia, Valeria Piazzolla, Anna Giannelli, Egidio Visaggi, Nicola Minerva, Vincenzo Palmieri, Immacolata Carraturo, Domenico Potenza, Nicola Napoli, Gianfranco Lauletta, Vincenzo Tagarielli, Rosanna Santoro, Ernesto Piccigallo, Sergio De Gioia, Angelo Chimenti, Giuseppe Cuccorese, Antonio Metrangolo, Michele Mazzola, Ernesto Agostinacchio, Giuseppe Mennea, Carlo Sabbà, Marina Cela, Massimiliano Copetti, Ruggiero Losappio – PLOS – Published: May 15, 2019 – https://doi.org/10.1371/journal.pone.0215783

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

 

Compartilhar