Pacientes com diabetes tipo 2 possuem maior risco de desenvolver cirrose e câncer de fígado

352

Voltar

Os resultados de um estudo recente realizado pela Universidade Queen Mary de Londres, e da Universidade de Glasgow, indicaram que os pacientes com diabetes tipo 2 podem estar em maior risco do que a população geral para desenvolver cirrose e câncer de fígado.

O estudo, que se propôs a investigar o risco de cirrose e câncer de fígado em pessoas com gordura no fígado (esteatose) levou em consideração os registros eletrônicos de saúde de 18.782.281 pessoas adultas na Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido. Destes, 136.703 pacientes receberam um diagnóstico de esteatose (gordura do fígado) e cada um desses registros foram combinados com os de 100 pacientes de controle de acordo com sexo, idade, localização e data da visita. O período médio de acompanhamento do estudo foi de 3,3 anos,

Foi encontrado que os pacientes com esteatose (gordura no fígado) eram mais propensos a ter pressão alta, obesidade e diabete tipo 2.

(Para entender: a gordura no fígado não ocasionada pelo abuso de bebidas alcoólicas, ela é classificada conforme sua progressão em “Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica”, (DHGNA ou NAFLD) e quando mais avançada e chamada de “Esteato Hepatite Não Alcoólica”, (EHNA ou NASH).

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com a população em geral, o risco de mais tarde receber um diagnóstico de cirrose ou câncer de fígado foi 4,73 vezes maior nos pacientes com “Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica”, (DHGNA ou NAFLD) e de 3,51 vezes maior, em pacientes com “Esteato Hepatite Não Alcoólica”, (EHNA ou NASH).

Como conclusão, os pesquisadores sugeriram que os pacientes com diabetes tipo 2 se beneficiariam de um monitoramento mais próximo, a fim de diagnosticar essas condições mais cedo e potencialmente evitar o desenvolvimento de doenças hepáticas mais avançadas e potencialmente fatais.

Fonte: https://www.europeanmedical-group.com/omnipresent/type-2-diabetes-mellitus-patients-at-higher-risk-of-cirrhosis/

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar