[:pb]Reorganizando o Grupo Otimismo[:es]Reorganizando el Grupo Optimismo[:]

1560

[:pb]Desde que comecei a me envolver na luta contra a epidemia de hepatite C ouço dizer que o combate a epidemia já conseguiu muitos avanços. Ao mesmo tempo, ao final de cada ano, o número de pacientes que receberam tratamento no sistema público de saúde, que é o melhor e único índice que existe para avaliar o desempenho de um programa, é decepcionante.

Todos os anos surgiram notícias sobre amplas campanhas de divulgação, de diagnostico, de aumento da capacidade de tratamento, de portarias para facilitar o acesso aos medicamentos e tantas outras que, se pelo menos 50% dessas promessas tivessem sido implementadas hoje estaríamos tratando mais de 30.000 pacientes a cada ano, mas a realidade mostra que mal conseguimos tratar, no máximo, uns 12.000 e, pior ainda, certamente em 2013 o total de tratamentos será menor que em 2012 já que o consumo de medicamentos no primeiro semestre de 2013 (segundo dados oficiais) foi 5,4% menor que em 2012. Se o consumo de medicamentos é menor não será necessária uma mente brilhante para afirmar que o número de pacientes tratados será menor.

O Grupo Otimismo lutou nos seus primeiros anos na formação de políticas publicas. Utilizando a mídia, a mobilização dos infectados, seus familiares, atuando junto a outras ONGs e o ministério público conseguimos ter em 2003 um programa nacional, em 2007 centralizar a compra dos medicamentos em Brasília e em 2008, meio que a contragosto, a incorporação das hepatites no Departamento DST/AIDS. Pensávamos então que o enfrentamento da maior epidemia que assola o Brasil, atingindo uns cinco milhões de brasileiros iria deslanchar, acreditavamos que as promessas e intenções seriam firmes e verdadeiras, o que nos levou a atuar de uma forma mais “light”, sentando com os gestores, realizando reuniões e mais reuniões e cuidando de problemas pontuais. Hoje verificamos que foi um erro, uma forma pouco efetiva de conseguir resultados.

Resumindo, passados 10 anos da criação do Programa Nacional de Hepatites Virais em 2003, quando 7,500 tratamentos eram realizados a cada ano, o crescimento foi de singelos 5% ao ano, chegando aos 12.000 tratamentos atuais em vez dos mais de 30.000 prometidos. Ou tudo o prometido deu errado ou foi só conversa para boi dormir.

Desiludidos por acreditar em promessas nunca cumpridas estamos tomando a decisão de voltarmos no tempo e reorganizar nossa forma de atuação, passando novamente a atuar junto a defensoria e o ministério público, abrindo procedimentos administrativos para apurar responsabilidades dos gestores, denunciando quem estiver simplesmente encastelado na sua função e não apresenta resultados que atendam a população.

Pretendemos deixar de lado o objetivo da solução de conflitos e carências e, passar a visar às causas estruturais que levam a esses problemas, batendo em quem for necessário já que conforme diz a carta do diabo do Tarô, o fim justifica os meios.

Para tal estamos dando inicio a contratação de um advogado para redigir os textos da solicitação de abertura de procedimentos na defensoria e ministério público, processo de seleção que já se encontra em andamento e está aberto a todos os advogados que estiverem interessados. Não necessariamente deve ser residente do Rio de Janeiro.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Desde que comencé a envolverme en la lucha contra la epidemia de hepatitis C oigo decir que el combate a la epidemia ya logró muchos avances. Al mismo tiempo, al final de cada año, el número de pacientes que recibieron tratamiento en el sistema público de salud, que es el mejor y único índice que existe para evaluar el desempeño de un programa, es decepcionante.

Todos los años surgieron noticias sobre amplias campañas de divulgación, de diagnóstico, de aumento de la capacidad de tratamiento, de notas técnicas para facilitar el acceso a los medicamentos y tantas otras que, si por lo menos 50% de esas promesas hubiesen sido implementadas hoy estaríamos en el Brasil tratando más de 30.000 pacientes a cada año, pero la realidad muestra que apenas logramos tratar, a lo más, unos 12.000 y, peor aún, seguramente en 2013 el total de tratamientos será menor que en 2012 ya que el consumo de medicamentos en el primer semestre de 2013 (según datos oficiales) fue 5,4% menor que en 2012. Si el consumo de medicamentos es menor no será necesaria una mente brillante para afirmar que el número de pacientes tratados será menor.

El Grupo Optimismo luchó en los primeros años en la formación de políticas públicas. Utilizando los medios de comunicación, la movilización de los infectados, sus familiares, actuando junto a otras ONGs y el ministerio público conseguimos tener en 2003 un programa nacional, en 2007 centralizar a compra de los medicamentos en Brasilia y en 2008, medio que a contra gusto, la incorporación de las hepatitis en el Departamento ETS/SIDA. Pensábamos entonces que el enfrentamiento de la mayor epidemia que asuela Brasil, alcanzando unos cinco millones de brasileños iría fructificar, acreditábamos que las promesas e intenciones serían firmes y verdaderas, lo que nos llevó a actuar de una forma más “light”, sentando con los gestores, realizando reuniones y más reuniones y cuidando de problemas puntuales. Hoy verificamos que fue un error, una forma poco efectiva de lograr resultados.

Resumiendo, pasados 10 años de la creación del Programa Nacional de Hepatitis Virales en 2003, cuando 7,500 tratamientos eran realizados a cada año, el crecimiento fue de sencillos 5% al año, llegando a los 12.000 tratamientos actuales en vez de los más de 30.000 prometidos. O todo lo prometido dio errado o fue solo conversación para buey dormir.

Desilusionados por creer en promesas nunca cumplidas estamos tomando en decisión de volver en el tiempo y reorganizar nuestra forma de actuación, pasando nuevamente a actuar junto a la defensoría del pueblo y el ministerio público (fiscalía), abriendo procedimientos administrativos para apurar responsabilidades de los gestores, denunciando quien esté simplemente encastillado en su función y no presenta resultados que atiendan a la población.

Pretendemos dejar el objetivo de la solución de conflictos y carencias y, pasar a visar a las causas estructurales que llevan a esos problemas, batiendo en quien sea necesario ya que según dice la carta del diablo del Taró, el fin justifica los medios.

Para tal estamos dando inicio a la contratación de un abogado para redactar los textos de la solicitación de apertura de procedimientos en la defensoría y ministerio público, proceso de selección que ya se encuentra en andadura y está abierto a todos los abogados que estén interesados.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]