[:pb]Café e Chá Verde – O efeito sobre o fígado[:]

15145

[:pb]CAFÉ (1)

Ano passado a revista “Liver International” publicou na mesma edição duas revisões sistemáticas da literatura de estudos sobre o efeito do café e do chá verde sobre o fígado.

Em relação ao café, uma das bebidas mais consumidas do mundo, seus benefícios nas doenças hepáticas, incluindo a melhora na sobrevida global ficou demostrada em diversos estados do fígado afetado pela hepatite viral, esteatose não alcoólica, cirrose e câncer de fígado.

O consumo moderado de café foi associado com melhores níveis das transaminases em todas as fases da doença, observando uma diminuição do risco de progressão para a cirrose, menor taxa de mortalidade de pacientes com cirrose e menor possibilidade de desenvolver câncer no fígado.

Em pacientes em tratamento da hepatite C o café foi associado a uma maior possibilidade de sucesso com o tratamento e, o consumo de café foi inversamente relacionado com a gravidade da esteato-hepatite.

 

CHÁ VERDE (2)

Um levantamento em bancos de dados de publicações científicas de países ocidentais e da China revisou os artigos que apareceram entre os anos de 1989 e 2007.

Dez estudos qualificados que observaram as efeitos sobre o câncer de fígado, cirrose e esteatose não alcoólica com pacientes que faziam uso do chá verde mostraram um efeito protetor significativo na atenuação da doença hepática quando comparado com os pacientes que não bebiam chá verde.

Concluíram os pesquisadores que o chá verde pode reduzir o risco de progressão das doenças que atacam o fígado.

MEU COMENTÁRIO

Não todos podem beber café ou chá verde, alguns podem ter intolerância as bebidas, podem ter alergia e outros, especialmente os com cirrose podem não metabolizar café ou chá verde, por tanto, se sentir que não se sente bem após beber café ou chá verde, elimine essas bebidas da sua dieta.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
(1) – Impact of coffee on liver diseases: a systematic review – Sammy Saab, Divya Mallam, Gerald A. Cox, Myron J. Tong. – Liver International – Volume 34, Issue 4, pages 495-504, April 2014

(2) – Green tea consumption and liver disease: a systematic review – Xi Jin, Ruo-heng Zheng, You-ming Li. – Liver International – Volume 28, Issue 7, pages 990-996, August 2008

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:]