[:pb]Para quem se destinam os nove medicamentos existentes para tratamento da hepatite C? – Cuidados a tomar[:es]¿Para quién se destinan los nueve medicamentos existentes para tratamiento de la hepatitis C? – Cuidados a tomar[:]

3205

[:pb]

No tratamento da hepatite C existem já aprovados (ainda não em todos os países) nove medicamentos. Para quais tratamentos são indicados (ainda não em todos os países) e quais os cuidados a tomar com interações medicamentosas ou com ervas?

1. Sofosbuvir (Sovaldi®),
2. Daclatasvir (Daklinza®),
3. Simeprevir (Olysio®),
4. Sofosbuvir+ledipasvir (Harvoni®),
5. Sofosbuvir/velpatasvir (Epclusa®),
6. Ombitasvir/paritaprevir/ritonavir/dasabuvir (Viekira Pak®),
7. Elbasvir/ grazoprevir (Zepatier®),
8. Interferon peguilado,
9. Ribavirina.


 

1 – Sofosbuvir (Sovaldi®)

 

Deve ser tomado junto a ribavirina uma vez por dia, com ou com ou sem alimentos no tratamento de adultos infectados pelo vírus com os genótipos 2 e 3. Fabricado pela empresa Gilead.

Interações Medicamentosas: A erva-de-são-joão ou Hipérico ou Hipericão (Hypericum perforatum) deve ser evitada. Antiácidos e outros produtos para aliviar a azia (problemas de estômago) podem afetar a forma como o sofosbuvir funciona.

Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais mais comuns do sofosbuvir podem ser fadiga e dor de cabeça em aproximadamente 10% dos pacientes em tratamento.

Gravidez: Não existem estudos do sofosbuvir em mulheres grávidas. A ribavirina pode causar defeitos congênitos e abortos. Homens tomando ribavirina e a parceira sexual feminina devem usar dois tipos de controle de natalidade eficazes. A mulher deverá fazer um teste de gravidez antes e durante o tratamento e 6 meses após o término do tratamento. Mulheres tomando devem utilizar dois tipos de controle de natalidade eficazes.

Crianças: Sofosbuvir não está aprovado para o tratamento de crianças.

HIV/HCV co-infecção: A dosagem recomendada é a mesma que para os mono-infectados com hepatite C.

Duração do tratamento e taxas de cura: (Conforme resultados dos ensaios clínicos e indicação de tratamento nos Estados Unidos. Em outros países os consensos e protocolos podem ter indicações diferentes de tratamento)

– No genótipo 2, sofosbuvir mais ribavirina por 12 semanas, com possibilidade de cura entre 82% e 97%.

– No genótipo 3 sofosbuvir mais ribavirina por 24 semanas, com possibilidade de cura entre 60% e 93%.


 

2 – Daclatasvir (Daklinza®)

 

– Está aprovado apenas para ser utilizado em combinação o sofosbuvir no tratamento dos genótipos 1 e 3 da hepatite C. Pode ser utilizado com ou sem ribavirina. Fabricado pela empresa Bristol-Myers Squibb.

Interações Medicamentosas: A erva-de-são-joão ou Hipérico ou Hipericão (Hypericum perforatum) deve ser evitada. Antiácidos e outros produtos para aliviar a azia (problemas de estômago) pode afetar a forma como o sofosbuvir funciona.

Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais mais comuns do tratamento com sofosbuvir e daclatasvir podem ser fadiga e dor de cabeça em aproximadamente 5% dos pacientes em tratamento.

Gravidez: Não existem estudos do daclatasvir e do sofosbuvir em mulheres grávidas. A ribavirina pode causar defeitos congênitos e abortos. Homens tomando ribavirina e a parceira sexual feminina devem usar dois tipos de controle de natalidade eficazes. A mulher deverá fazer um teste de gravidez antes e durante o tratamento e 6 meses após o término do tratamento. Mulheres tomando devem utilizar dois tipos de controle de natalidade eficazes.

Crianças: Daclatasvir e sofosbuvir não estão aprovados para o tratamento de crianças.

Duração do tratamento e taxas de cura: (Conforme resultados dos ensaios clínicos e indicação de tratamento nos Estados Unidos. Em outros países os consensos e protocolos podem ter indicações diferentes de tratamento)

– No genótipo 1 em pacientes sem cirrose a combinação do daclatasvir com sofosbuvir, possiblidade de cura de até 98%. Em pacientes com cirrose compensada, possibilidade de cura entre 91% e 92%. Em pacientes com cirrose descompensada, possibilidade de cura entre 50% e 92%. Em pacientes transplantados de fígado, adicionando a ribavirina, a possibilidade de cura é entre 90% e 97%.

(No BRASIL conforme o protocolo – Infectados com o genótipo 1 com cirrose Child-Pugh B e C, tratamento com sofosbuvir + daclatasvir durante 24 semanas.

– Infectados não respondedores a um tratamento com interferon e ribavirina ou com interferon, ribavirina e boceprevir ou telaprevir, tratamento com sofosbuvir + daclatasvir durante 24 semanas.

– Pacientes co-infectados HIV/HCV, tratamento com sofosbuvir + daclatasvir durante 24 semanas.)

– No genótipo 3 em pacientes sem cirrose a combinação do daclatasvir com sofosbuvir, possiblidade de cura de até 96% até 100%. Em pacientes com cirrose compensada ou descompensada, possibilidade de cura entre 63% e 83%. Em pacientes transplantados de fígado, a possibilidade de cura é de 91%.

(No BRASIL conforme o protocolo — Existindo condições do paciente tomar interferon o tratamento indicado é a combinação de interferon peguilado combinado ao sofosbuvir durante 12 semanas.

– Em pacientes com contraindicação a utilização do interferon, o tratamento indicado é a combinação do daclatasvir com o sofosbuvir durante 12 semanas.)


 

3 – Simeprevir (Olysio®)

 

– Está aprovado apenas para ser utilizado em combinação o sofosbuvir no tratamento dos genótipos 1 e 4 da hepatite C. pode ser utilizado com ou sem ribavirina. Fabricado pela empresa Janssen.

Interações Medicamentosas: A erva-de-são-joão ou Hipérico ou Hipericão (Hypericum perforatum) deve ser evitada. Antiácidos e outros produtos para aliviar a azia (problemas de estômago) pode afetar a forma como o sofosbuvir funciona.

Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais mais comuns do tratamento com simeprevir e daclatasvir podem ser fadiga, dor de cabeça e náusea.

Gravidez: Não existem estudos do simeprevir e do sofosbuvir em mulheres grávidas. A ribavirina pode causar defeitos congênitos e abortos. Homens tomando ribavirina e a parceira sexual feminina devem usar dois tipos de controle de natalidade eficazes. A mulher deverá fazer um teste de gravidez antes e durante o tratamento e 6 meses após o término do tratamento. Mulheres tomando devem utilizar dois tipos de controle de natalidade eficazes.

Crianças: Simeprevir e sofosbuvir não estão aprovados para o tratamento de crianças.

HIV/HCV co-infecção: A dosagem recomendada é a mesma que para os mono-infectados com hepatite C.

Duração do tratamento e taxas de cura: (Conforme resultados dos ensaios clínicos e indicação de tratamento nos Estados Unidos. Em outros países os consensos e protocolos podem ter indicações diferentes de tratamento)

– No genótipo 1 em pacientes sem cirrose a combinação do simeprevir com sofosbuvir em 12 semanas de tratamento, possiblidade de cura de até 95% e em tratamento de 24 semanas possibilidade de cura de 95%. Em pacientes com cirrose compensada em 12 semanas de tratamento, possiblidade de cura de até 86% e em tratamento de 24 semanas possibilidade de cura de 100%.


 

4 – Sofosbuvir+ledipasvir (Harvoni®)

 

Harvoni® é a combinação dos medicamentos ledipasvir e sofosbuvir combinados em um comprimido, tomado uma vez por dia. Harvoni é tomado com ou sem alimentos. Fabricado pela empresa Gilead.

Interações Medicamentosas: A erva-de-são-joão ou Hipérico ou Hipericão (Hypericum perforatum) deve ser evitada. Antiácidos e outros produtos para aliviar a azia (problemas de estômago) pode afetar a forma como o Harvoni® funciona.

Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais mais comuns do Harvoni® podem ser fadiga e dor de cabeça e astenia (sensação de fraqueza ou ter falta de energia) em aproximadamente 10% dos pacientes em tratamento.

Gravidez: Não existem estudos do Harvoni® em mulheres grávidas. A ribavirina pode causar defeitos congênitos e abortos. Homens tomando ribavirina e a parceira sexual feminina devem usar dois tipos de controle de natalidade eficazes. A mulher deverá fazer um teste de gravidez antes e durante o tratamento e 6 meses após o término do tratamento. Mulheres tomando devem utilizar dois tipos de controle de natalidade eficazes.

Crianças: Harvoni® não está aprovado para o tratamento de crianças.

HIV/HCV co-infecção: A dosagem recomendada é a mesma que para os mono-infectados com hepatite C. Atenção especial deve ser dada as possíveis interações medicamentosas com medicamentos antivirais para HIV.

Duração do tratamento e taxas de cura: (Conforme resultados dos ensaios clínicos e indicação de tratamento nos Estados Unidos. Em outros países os consensos e protocolos podem ter indicações diferentes de tratamento)

– Genótipo 1 em pacientes nunca antes tratados, sem cirrose ou com cirrose compensada, tratamento de 12 semanas com possibilidades de cura entre 96% e 99%. Em não respondedores a um tratamento anterior, sem cirrose, tratamento de 12 semanas com possibilidades de cura entre 94% e 95%, e se com cirrose compensada, tratamento de 24 semanas com possibilidades de 100%. Pacientes com cirrose descompensada, tratamento de 12 semanas com possibilidade de cura entre 87% e 88%.

– Genótipos 4, 5 e 6 em pacientes nunca antes tratados, sem cirrose ou com cirrose compensada e não respondedores a um tratamento anterior, tratamento de 12 semanas com possibilidade de cura de 93% nos genótipos 4 e 5 e, de 96% no genótipo 6.

– Genótipos 1 e 4 em transplantados de fígado, em pacientes nunca antes tratados, sem cirrose ou com cirrose compensada, tratamento de 12 semanas com possibilidades de cura entre 96% e 99%. Em não respondedores a um tratamento anterior, sem cirrose, tratamento de 12 semanas com possibilidades de cura entre 94% e 95%. Em não respondedores a um tratamento anterior, com cirrose compensada, tratamento de 12 semanas com possibilidades de cura entre 94% e 100%.


 

5 – Sofosbuvir/velpatasvir (Epclusa®)

 

Epclusa® é a combinação dos medicamentos velpatasvir e sofosbuvir combinados em um comprimido, tomado uma vez por dia. Harvoni é tomado com ou sem alimentos. Epclusa® é o primeiro medicamento pan-genótipo, para tratamento da hepatite C nos genótipos 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Fabricado pela empresa Gilead.

Interações Medicamentosas: A erva-de-são-joão ou Hipérico ou Hipericão (Hypericum perforatum) deve ser evitada. Antiácidos e outros produtos para aliviar a azia (problemas de estômago) pode afetar a forma como o Epclusa®) funciona.

Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais mais comuns do Epclusa® que ocorreram em mais de 10% dos pacientes nos ensaios clínicos foram dor de cabeça e fadiga.

Gravidez: Não existem estudos do Harvoni® em mulheres grávidas. A ribavirina pode causar defeitos congênitos e abortos. Homens tomando ribavirina e a parceira sexual feminina devem usar dois tipos de controle de natalidade eficazes. A mulher deverá fazer um teste de gravidez antes e durante o tratamento e 6 meses após o término do tratamento. Mulheres tomando devem utilizar dois tipos de controle de natalidade eficazes.

Crianças: Epclusa® não está aprovado para o tratamento de crianças.

Duração do tratamento e taxas de cura: (Conforme resultados dos ensaios clínicos e indicação de tratamento nos Estados Unidos. Em outros países os consensos e protocolos podem ter indicações diferentes de tratamento)

– Em tratamentos de 12 semanas, sem utilização da ribavirina, em pacientes sem cirrose, nunca antes tratados ou não respondedores a um tratamento anterior as taxas de cura foram de 98% no genótipo 1-a; de 99% no genótipo 1-b, de 99,5% no genótipo 2; de 95% no genótipo 3; de 100% no genótipo 4; de 95% no genótipo 5 e de 100% no genótipo 6.

– Em tratamentos de 12 semanas, com utilização da ribavirina, em pacientes com cirrose descompensada, nunca antes tratados ou não respondedores a um tratamento anterior as taxas de cura foram de 94% no genótipo 1-a; de 100% no genótipo 1-b, de 100% no genótipo 2; de 85% no genótipo 3; de 100% no genótipo 4;


 

6 – Ombitasvir/paritaprevir/ritonavir/dasabuvir (Viekira Pak®)

 

Viekira Pak® é uma combinação de cinco medicamentos para o tratamento do genótipo 1 da hepatite C. Fabricado pela empresa Abbvie. O medicamento inclui:

– Ombitasvir (inibidor NS5A) – deve ser tomado duas vezes ao dia.
– Paritaprevir (inibidor de protease) / ritonavir (inibidor de protease) – deve ser tomado uma vez ao dia.
– Dasabuvir tomado duas vezes ao dia (manhã e noite).
– Ribavirina em alguns esquemas de tratamentos.

Interações Medicamentosas: A erva-de-são-joão ou Hipérico ou Hipericão (Hypericum perforatum) deve ser evitada. Antiácidos e outros produtos para aliviar a azia (problemas de estômago) pode afetar a forma como o Viekira Pak® funciona.

Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais mais comuns do Viekira Pak® que ocorreram em mais de 10% dos pacientes nos ensaios clínicos incluíram fadiga, náuseas, prurido (comichão), outros tipos de reações cutâneas, insónia (problemas de sono) e astenia (sensação de fraqueza ou falta de energia). Os efeitos colaterais mais comuns do Viekira Pak® sem ribavirina que ocorreram em mais do que 5% dos pacientes incluíram náusea, prurido e insónia.

Gravidez: Não existem estudos do Viekira Pak® em mulheres grávidas. A ribavirina pode causar defeitos congênitos e abortos. Homens tomando ribavirina e a parceira sexual feminina devem usar dois tipos de controle de natalidade eficazes. A mulher deverá fazer um teste de gravidez antes e durante o tratamento e 6 meses após o término do tratamento. Mulheres tomando devem utilizar dois tipos de controle de natalidade eficazes.

Crianças: Viekira Pak® não está aprovado para o tratamento de crianças.

HIV/HCV co-infecção: A dosagem recomendada é a mesma que para os mono-infectados com hepatite C. Atenção especial deve ser dada a possíveis interações medicamentosas com os medicamentos utilizado no tratamento do HIV. O ritonavir é também um inibidor de protease do HIV-1. Os co-infectados HIV/HCV devem estar em tratamento do HIV para evitar criar potencial resistência aos medicamentos inibidores de protease.

Duração do tratamento e taxas de cura: (Conforme resultados dos ensaios clínicos e indicação de tratamento nos Estados Unidos. Em outros países os consensos e protocolos podem ter indicações diferentes de tratamento)

– Genótipo 1-a, sem cirrose, pacientes nunca antes tratados ou não respondedores a um tratamento anterior, tratamento de 12 semanas incluindo a ribavirina, com possibilidades de cura entre 94% e 100%.

– Genótipo 1, com cirrose compensada, pacientes nunca antes tratados ou não respondedores a um tratamento anterior, tratamento de 24 semanas incluindo a ribavirina, com possibilidade de cura entre 93% e 100%.

– Genótipo 1-b, com ou sem cirrose compensada, pacientes nunca antes tratados ou não respondedores a um tratamento anterior, tratamento de 12 semanas, sem ribavirina, com possibilidades de cura de 100%.


 

7 – Elbasvir/ grazoprevir (Zepatier®)

 

Zepatier® é uma combinação do elbasvir (inibidor NS5A) e grazoprevir (inibidor de protease) combinados em um comprimido, tomado uma vez por dia que pode ser tomado com ou sem alimentos. Fabricado pela empresa Merck (MSD).

Interações Medicamentosas: A erva-de-são-joão ou Hipérico ou Hipericão (Hypericum perforatum) deve ser evitada. Antiácidos e outros produtos para aliviar a azia (problemas de estômago) pode afetar a forma como o Zepatier® funciona.

Efeitos colaterais: Os efeitos secundários mais comuns do Zepatier® que ocorreram em mais de 10% dos pacientes nos ensaios clínicos foram fadiga e dor de cabeça.

Gravidez: Não existem estudos do Zepatier® em mulheres grávidas. A ribavirina pode causar defeitos congênitos e abortos. Homens tomando ribavirina e a parceira sexual feminina devem usar dois tipos de controle de natalidade eficazes. A mulher deverá fazer um teste de gravidez antes e durante o tratamento e 6 meses após o término do tratamento. Mulheres tomando devem utilizar dois tipos de controle de natalidade eficazes.

Crianças: Zepatier® não está aprovado para o tratamento de crianças.

HIV/HCV co-infecção: A dosagem recomendada é a mesma que para os mono-infectados com hepatite C. Atenção especial deve ser dada as possíveis interações medicamentosas com medicamentos antivirais para HIV.

Duração do tratamento e taxas de cura: (Conforme resultados dos ensaios clínicos e indicação de tratamento nos Estados Unidos. Em outros países os consensos e protocolos podem ter indicações diferentes de tratamento)

– Os pacientes com genótipo 1 devem ser testados quanto à presença de polimorfismos NS5A-RAVs-resistência associados.

– Genótipo 1, pacientes nunca antes tratados ou não respondedores a tratamento com interferon peguilado/ribavirina sem polimorfismo NS5A, tratamento de 12 semanas, sem ribavirina, com possibilidade de cura entre 92% e 100%.

– Genótipo 1, pacientes nunca antes tratados ou não respondedores a tratamento com interferon peguilado/ribavirina com polimorfismo NS5A, tratamento de 16 semanas incluindo a ribavirina, com possibilidade de cura de 100%.

– Genótipo 1-b, pacientes nunca antes tratados ou não respondedores a tratamento com interferon peguilado/ribavirina, tratamento de 12 semanas, sem ribavirina, com possibilidade de cura entre 92% e 98%.

– Genótipo 1-a ou 1-b, pacientes não respondedores a tratamento com interferon peguilado/ribavirina, tratamento de 12 semanas, incluindo a ribavirina, com possibilidade de cura de 100%.

– Genótipo 4, pacientes nunca antes tratados, tratamento de 12 semanas, sem ribavirina, com possibilidades de cura de 97%.

– Genótipo 4, pacientes não respondedores a um tratamento anterior, tratamento de 16 semanas, com ribavirina, com possibilidades de cura de 100%.


 

8 – Interferon peguilado.

 

O interferon peguilado é indicado em situações especial para alguns pacientes, em combinação com alguns medicamentos orais ou em países onde ainda os medicamentos orais não estão aprovados.


 

9 – Ribavirina.

 

A ribavirina, conforme os esquemas de tratamentos acima citados, é utilizada em alguns dos tratamentos com os novos medicamentos orais.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]

En el tratamiento de la hepatitis C existen ya aprobados (aún no en todos los países) nueve medicamentos. ¿Para cuáles tratamientos son indicados (aún no en todos los países) y cuáles los cuidados a tomar con interacciones medicamentosas o con hierbas?

1. Sofosbuvir (Sovaldi®),
2. Daclatasvir (Daklinza®),
3. Simeprevir (Olysio®),
4. Sofosbuvir+ledipasvir (Harvoni®),
5. Sofosbuvir/velpatasvir (Epclusa®),
6. Ombitasvir/paritaprevir/ritonavir/dasabuvir (Viekira Pak®),
7. Elbasvir/ grazoprevir (Zepatier®),
8. Interferón pegilado,
9. Ribavirina.

1 – Sofosbuvir (Sovaldi®)

Debe ser tomado juntamente a ribavirina una vez por día, con o con o sin alimentos en el tratamiento de adultos infectados por el virus con los genotipos 2 y 3. Fabricado por la empresa Gilead.

Interacciones Medicamentosas: La hierba de San Juan o Hipérico (Hypericum perforatum) debe ser evitada. Antiácidos y otros productos para aliviar la acidez de estómago pueden afectar la forma como el Sofosbuvir funciona.

Efectos colaterales: Los efectos colaterales más comunes del Sofosbuvir pueden ser fatiga y dolor de cabeza en aproximadamente 10% de los pacientes en tratamiento.

Embarazo: No existen estudios del Sofosbuvir en mujeres embarazadas. La ribavirina puede causar defectos congénitos y abortos. Hombres tomando ribavirina y la compañera sexual femenina deben usar dos tipos de control de natalidad eficaces. La mujer deberá hacer una prueba de embarazo antes y durante el tratamiento y 6 meses después el término del tratamiento. Mujeres tomando deben utilizar dos tipos de control de natalidad eficaces.

Niños: Sofosbuvir no está aprobado para el tratamiento de niños.

HIV/HCV co-infección: La dosis recomendada es la misma que para los mono-infectados con hepatitis C.

Duración del tratamiento y tasas de cura: (Conforme resultados de los ensayos clínicos e indicación de tratamiento en Estados Unidos. En otros países los consensos y protocolos pueden tener indicaciones diferentes de tratamiento)

– En el genotipo 2, Sofosbuvir más ribavirina por 12 semanas, con posibilidad de cura entre 82% y 97%.

– En el genotipo 3 Sofosbuvir más ribavirina por 24 semanas, con posibilidad de cura entre 60% y 93%.


2 – Daclatasvir (Daklinza®)

– Está aprobado apenas para ser utilizado en combinación el Sofosbuvir en el tratamiento de los genotipos 1 3 de la hepatitis C. puede ser utilizado con o sin ribavirina. Fabricado por la empresa Bristol-Myers Squibb.

Interacciones Medicamentosas: La hierba de San Juan o Hipérico (Hypericum perforatum) debe ser evitada. Antiácidos y otros productos para aliviar la acidez de estómago pueden afectar la forma como el daclatasvir funciona.

Efectos colaterales: Los efectos colaterales más comunes del tratamiento con Sofosbuvir y daclatasvir pueden ser fatiga y cefalalgia en aproximadamente 5% de los pacientes en tratamiento.

Embarazo: No existen estudios del daclatasvir y del Sofosbuvir en mujeres embarazadas. La ribavirina puede causar defectos congénitos y abortos. Hombres tomando ribavirina y la compañera sexual femenina deben usar dos tipos de control de natalidad eficaces. La mujer deberá hacer una prueba de embarazo antes y durante el tratamiento y 6 meses después el término del tratamiento. Mujeres tomando deben utilizar dos tipos de control de natalidad eficaces.

Niños: Daclatasvir y Sofosbuvir no están aprobados para el tratamiento de niños.

Duración del tratamiento y tasas de cura: (Conforme resultados de los ensayos clínicos e indicación de tratamiento en Estados Unidos. En otros países los consensos y protocolos pueden tener indicaciones diferentes de tratamiento)

– En el genotipo 1 en pacientes sin cirrosis la combinación del daclatasvir con Sofosbuvir, posibilidad de cura de hasta 98%. En pacientes con cirrosis compensado, posibilidad de cura entre 91% y 92%. En pacientes con cirrosis descompensada, posibilidad de cura entre 50% y 92%. En pacientes trasplantados de hígado, agregando ribavirina, la posibilidad de cura es entre 90% y 97%.

(En Brasil conforme el protocolo – Infectados con el genotipo 1 con cirrosis Child-Pugh B y C, tratamiento con Sofosbuvir + daclatasvir durante 24 semanas.

– Infectados no respondedores a un tratamiento con interferón y ribavirina o con interferón, ribavirina y boceprevir o telaprevir, tratamiento con Sofosbuvir + daclatasvir durante 24 semanas.

– Pacientes co-infectados HIV/HCV, tratamiento con Sofosbuvir + daclatasvir durante 24 semanas.

– En el genotipo 3 en pacientes sin cirrosis la combinación del daclatasvir con Sofosbuvir, posibilidad de cura de hasta 96% hasta 100%. En pacientes con cirrosis compensado o descompensada, posibilidad de cura entre 63% y 83%. En pacientes trasplantados de hígado, la posibilidad de cura es del 91%.

(En Brasil conforme el protocolo — Existiendo condiciones del paciente tomar interferón el tratamiento indicado es la combinación de interferón pegilado combinado al Sofosbuvir durante 12 semanas.

– En pacientes con contraindicación a la utilización del interferón, el tratamiento indicado es la combinación del daclatasvir con el Sofosbuvir durante 12 semanas.)


3 – Simeprevir (Olysio®)

– Está aprobado apenas para ser utilizado en combinación el Sofosbuvir en el tratamiento de los genotipos 1 y 4 de la hepatitis C. puede ser utilizado con o sin ribavirina. Fabricado por la empresa Janssen.

Interacciones Medicamentosas: La hierba de San Juan o Hipérico (Hypericum perforatum) debe ser evitada. Antiácidos y otros productos para aligerar la acidez de estómago puede afectar la forma como el simeprevir funciona.

Efectos colaterales: Los efectos colaterales más comunes del tratamiento con simeprevir y daclatasvir pueden ser fatiga, dolor de cabeza y nausea.

Embarazo: No existen estudios del simeprevir y del Sofosbuvir en mujeres embarazadas. La ribavirina puede causar defectos congénitos y abortos. Hombres tomando ribavirina y la compañera sexual femenina deben usar dos tipos de control de natalidad eficaces. La mujer deberá hacer una prueba de embarazo antes y durante el tratamiento y 6 meses después el término del tratamiento. Mujeres tomando deben utilizar dos tipos de control de natalidad eficaces.

Niños: Simeprevir y Sofosbuvir no están aprobados para el tratamiento de niños.

HIV/HCV co-infección: La dosis recomendada es la misma que para los mono-infectados con hepatitis C.

Duración del tratamiento y tasas de cura: (Conforme resultados de los ensayos clínicos e indicación de tratamiento en Estados Unidos. En otros países los consensos y protocolos pueden tener indicaciones diferentes de tratamiento)

– En el genotipo 1 en pacientes sin cirrosis la combinación del simeprevir con Sofosbuvir en 12 semanas de tratamiento, posibilidad de cura de hasta 95% y en tratamiento de 24 semanas posibilidad de cura del 95%. En pacientes con cirrosis compensado en 12 semanas de tratamiento, posibilidad de cura de hasta 86% y en tratamiento de 24 semanas posibilidad de cura del 100%.


4 – Sofosbuvir+ledipasvir (Harvoni®)

Harvoni® es la combinación de los medicamentos ledipasvir y Sofosbuvir acombinados en una pastilla, tomado una vez por día. Harvoni es tomado con o sin alimentos. Fabricado por la empresa Gilead.

Interacciones Medicamentosas: La hierba de San Juan o Hipérico (Hypericum perforatum) debe ser evitada. Antiácidos y otros productos para aligerar la acidez de estómago pueden afectar la forma como el Harvoni® funciona.

Efectos colaterales: Los efectos colaterales más comunes del Harvoni® pueden ser fatiga, dolor de cabeza y astenia (sensación de cansancio o tener falta de energía) en aproximadamente 10% de los pacientes en tratamiento.

Embarazo: No existen estudios del Harvoni® en mujeres embarazadas. La ribavirina puede causar defectos congénitos y abortos. Hombres tomando ribavirina y la compañera sexual femenina deben usar dos tipos de control de natalidad eficaces. La mujer deberá hacer una prueba de embarazo antes y durante el tratamiento y 6 meses después el término del tratamiento. Mujeres tomando deben utilizar dos tipos de control de natalidad eficaces.

Niños: Harvoni® no está aprobado para el tratamiento de niños.

HIV/HCV co-infección: La dosis recomendada es la misma que para los mono-infectados con hepatitis C. Atención especial debe ser data las posibles interacciones medicamentosas con medicamentos antivirales para HIV.

Duración del tratamiento y tasas de cura: (Conforme resultados de los ensayos clínicos e indicación de tratamiento en Estados Unidos. En otros países los consensos y protocolos pueden tener indicaciones diferentes de tratamiento)

– Genotipo 1 en pacientes nunca antes tratados, sin cirrosis o con cirrosis compensado, tratamiento de 12 semanas con posibilidades de cura entre 96% y 99%. En no respondedores a un tratamiento anterior, sin cirrosis, tratamiento de 12 semanas con posibilidades de cura entre 94% y 95%, y se con cirrosis compensado, tratamiento de 24 semanas con posibilidades del 100%. Pacientes con cirrosis descompensada, tratamiento de 12 semanas con posibilidad de cura entre 87% y 88%.

– Genotipos 4, 5 y 6 en pacientes nunca antes tratados, sin cirrosis o con cirrosis compensado y no respondedores a un tratamiento anterior, tratamiento de 12 semanas con posibilidad de cura del 93% en los genotipos 4 y 5 y, del 96% en el genotipo 6.

– Genotipos 1 y 4 en trasplantados de hígado, en pacientes nunca antes tratados, sin cirrosis o con cirrosis compensado, tratamiento de 12 semanas con posibilidades de cura entre 96% y 99%. En no respondedores a un tratamiento anterior, sin cirrosis, tratamiento de 12 semanas con posibilidades de cura entre 94% y 95%. En no respondedores a un tratamiento anterior, con cirrosis compensado, tratamiento de 12 semanas con posibilidades de cura entre 94% y 100%.


5 – Sofosbuvir/velpatasvir (Epclusa®)

Epclusa® es la combinación de los medicamentos velpatasvir y Sofosbuvir combinados en una pastilla, tomado una vez por día. Harvoni es tomado con o sin alimentos. Epclusa® es el primer medicamento pan-genotipo, para tratamiento de la hepatitis C en los genotipos 1, 2, 3, 4, 5 y 6. Fabricado por la empresa Gilead.

Interacciones Medicamentosas: La hierba de San Juan o Hipérico (Hypericum perforatum) debe ser evitada. Antiácidos y otros productos para aligerar la acidez de estómago puede afectar la forma como el Epclusa® funciona.

Efectos colaterales: Los efectos colaterales más comunes del Epclusa® que ocurrieron en más del 10% de los pacientes en los ensayos clínicos fueron cefalalgia y fatiga.

Embarazo: No existen estudios del Epclusa® en mujeres embarazadas. La ribavirina puede causar defectos congénitos y abortos. Hombres tomando ribavirina y la compañera sexual femenina deben usar dos tipos de control de natalidad eficaces. La mujer deberá hacer una prueba de embarazo antes y durante el tratamiento y 6 meses después el término del tratamiento. Mujeres tomando deben utilizar dos tipos de control de natalidad eficaces.

Niños: Epclusa® no está aprobado para el tratamiento de niños.

Duración del tratamiento y tasas de cura: (Conforme resultados de los ensayos clínicos e indicación de tratamiento en Estados Unidos. En otros países los consensos y protocolos pueden tener indicaciones diferentes de tratamiento)

– En tratamientos de 12 semanas, sin utilización de la ribavirina, en pacientes sin cirrosis, nunca antes tratados o no respondedores a un tratamiento anterior las tasas de cura fueron del 98% en el genotipo 1-a; del 99% en el genotipo 1-b, del 99,5% en el genotipo 2; del 95% en el genotipo 3; del 100% en el genotipo 4; del 95% en el genotipo 5 y del 100% en el genotipo 6.

– En tratamientos de 12 semanas, con utilización de la ribavirina, en pacientes con cirrosis descompensada, nunca antes tratados o no respondedores a un tratamiento anterior las tasas de cura fueron del 94% en el genotipo 1-a; del 100% en el genotipo 1-b, del 100% en el genotipo 2; del 85% en el genotipo 3; del 100% en el genotipo 4;


6 – Ombitasvir/paritaprevir/ritonavir/dasabuvir (Viekira Pak®)

Viekira Pak® es una combinación de cinco medicamentos para el tratamiento del genotipo 1 de la hepatitis C. Fabricado por la empresa Abbvie. El medicamento incluye:

– Ombitasvir (inibidor NS5A) – debe ser tomado dos veces al día.
– Paritaprevir (inibidor de protease) / ritonavir (inibidor de protease) – debe ser tomado una vez al día.
– Dasabuvir tomado dos veces al día (mañana y noche).
– Ribavirina en algunos esquemas de tratamiento,

Interacciones Medicamentosas: La hierba de San Juan o Hipérico (Hypericum perforatum) debe ser evitada. Antiácidos y otros productos para aligerar la acidez de estómago puede afectar la forma como el Viekira Pak® funciona.

Efectos colaterales: Los efectos colaterales más comunes del Viekira Pak® que ocurrieron en más del 10% de los pacientes en los ensayos clínicos incluyeron fatiga, nausea, eczema (comezón), otros tipos de reacciones cutáneas, insonio (problemas de sueño) y astenia (sensación de cansancio o falta de energía). Los efectos colaterales más comunes del Viekira Pak® sin ribavirina que ocurrieron en más de lo que 5% de los pacientes incluyeron nausea eczema e insónia.

Embarazo: No existen estudios del Viekira Pak® en mujeres embarazadas. A ribavirina puede causar defectos congénitos y abortos. Hombres tomando ribavirina y la compañera sexual femenina deben usar dos tipos de control de natalidad eficaces. La mujer deberá hacer una prueba de embarazo antes y durante el tratamiento y 6 meses después el término del tratamiento. Mujeres tomando deben utilizar dos tipos de control de natalidad eficaces.

Niños: Viekira Pak® no está aprobado para el tratamiento de niños.

HIV/HCV co-infección: La dosis recomendada es la misma que para los mono-infectados con hepatitis C. Atención especial debe ser data a posibles interacciones medicamentosas con los medicamentos utilizado en el tratamiento del HIV. El ritonavir es también un inhibidor de proteasa del HIV-1. Los co-infectados HIV/HCV deben estar en tratamiento del HIV para evitar crear potencial resistencia a los medicamentos inhibidores de proteasa.

Duración del tratamiento y tasas de cura: (Conforme resultados de los ensayos clínicos e indicación de tratamiento en Estados Unidos. En otros países los consensos y protocolos pueden tener indicaciones diferentes de tratamiento)

– Genotipo 1-a, sin cirrosis, pacientes nunca antes tratados o no respondedores a un tratamiento anterior, tratamiento de 12 semanas incluyendo la ribavirina, con posibilidades de cura entre 94% y 100%.

– Genotipo 1, con cirrosis compensado, pacientes nunca antes tratados o no respondedores a un tratamiento anterior, tratamiento de 24 semanas incluyendo la ribavirina, con posibilidad de cura entre 93% y 100%.

– Genotipo 1-b, con o sin cirrosis compensado, pacientes nunca antes tratados o no respondedores a un tratamiento anterior, tratamiento de 12 semanas, sin ribavirina, con posibilidades de cura del 100%.


7 – Elbasvir/ grazoprevir (Zepatier®)

Zepatier® es una combinación del elbasvir (inhibidor NS5A) y grazoprevir (inhibidor de proteasa) combinados en una pastilla, tomado una vez por día que puede ser tomado con o sin alimentos. Fabricado por la empresa Merck (MSD).

Interacciones Medicamentosas: La hierba de San Juan o Hipérico (Hypericum perforatum) debe ser evitada. Antiácidos y otros productos para aligerar la acidez de estómago puede afectar la forma como el Zepatier® funciona.

Efectos colaterales: Los efectos secundarios más comunes del Zepatier® que ocurrieron en más del 10% de los pacientes en los ensayos clínicos fueron fatiga y dolor de cabeza.

Embarazo: No existen estudios del Zepatier® en mujeres embarazadas. A ribavirina puede causar defectos congénitos y abortos. Hombres tomando ribavirina y la compañera sexual femenina deben usar dos tipos de control de natalidad eficaces. La mujer deberá hacer una prueba de embarazo antes y durante el tratamiento y 6 meses después el término del tratamiento. Mujeres tomando deben utilizar dos tipos de control de natalidad eficaces.

Niños: Zepatier® no está aprobado para el tratamiento de niños.

HIV/HCV co-infección: La dosis recomendada es la misma que para los mono-infectados con hepatitis C. Atención especial debe ser data las posibles interacciones medicamentosas con medicamentos antivirales para HIV.

Duración del tratamiento y tasas de cura: (Conforme resultados de los ensayos clínicos e indicación de tratamiento en Estados Unidos. En otros países los consensos y protocolos pueden tener indicaciones diferentes de tratamiento)

– Los pacientes con genotipo 1 deben ser testados en cuanto a la presencia de polimorfismos NS5A-RAVs-resistencia asociados.

– Genotipo 1, pacientes nunca antes tratados o no respondedores a tratamiento con interferón peguilado/ribavirina sin polimorfismo NS5A, tratamiento de 12 semanas, sin ribavirina, con posibilidad de cura entre 92% y 100%.

– Genotipo 1, pacientes nunca antes tratados o no respondedores a tratamiento con interferón peguilado/ribavirina con polimorfismo NS5A, tratamiento de 16 semanas incluyendo la ribavirina, con posibilidad de cura del 100%.

– Genotipo 1-b, pacientes nunca antes tratados o no respondedores a tratamiento con interferón peguilado/ribavirina, tratamiento de 12 semanas, sin ribavirina, con posibilidad de cura entre 92% y 98%.

– Genotipo 1-a o 1-b, pacientes no respondedores a tratamiento con interferón peguilado/ribavirina, tratamiento de 12 semanas, incluyendo la ribavirina, con posibilidad de cura del 100%.

– Genotipo 4, pacientes nunca antes tratados, tratamiento de 12 semanas, sin ribavirina, con posibilidades de cura del 97%.

– Genotipo 4, pacientes no respondedores a un tratamiento anterior, tratamiento de 16 semanas, con ribavirina, con posibilidades de cura del 100%.


8 – Interferón pegilado.

El interferón pegilado es indicado en situaciones especiales para algunos pacientes, en combinación con algunos medicamentos orales o en países donde aún los medicamentos orales no están aprobados.


9 – Ribavirina.

La ribavirina, conforme los esquemas de tratamientos arriba citados, es utilizada en algunos de los tratamientos con los nuevos medicamentos orales.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]