[:pb]Álcool, cigarro e maconha podem acelerar o dano hepático em portadores de hepatite C[:es]Alcohol, cigarro y marihuana pueden acelerar el daño hepático en portadores de hepatitis C[:]

6129

[:pb]Estudo publicado no Journal of Hepatology pesquisou os fatores ambientais e culturais que podem estar associados a uma maior velocidade na progressão do dano causado ao fígado pelo vírus da hepatite C, objetivando realizar recomendações para evitar a progressão da doença a todos àqueles que não podem ser tratado ou que não respondem ao tratamento.

Os autores relatam que muitos estudos já comprovaram que a ingestão de bebidas alcoólicas, inclusive em quantidades moderadas, resulta na aceleração da fibrogenesis com a conseqüente aceleração do grau de fibroses.

Outros estudos demonstram que o cigarro pode aumentar a atividade necro inflamatória devido a mudanças desencadeadas por baixos níveis de oxigênio no sangue dos fumantes, aumentando dessa forma o dano ao fígado.

Finalmente os autores observaram que o uso continuo da maconha (cannabis) também é um fator que acelera a velocidade de progressão de destruição das células hepáticas e o aparecimento de graus mais elevados de fibroses. Alertam que o grau de esteatoses e maior entre portadores de hepatite C usuários de maconha que no resto dos infectados.

Concluem os autores que os médicos devem alertar os pacientes sobre o impacto negativo que possuem o álcool, o cigarro e a maconha sobre a expectativa futura na progressão da doença, devendo se oferecer apoio para conseguir a abstinência.

Considero que as mesmas recomendações devem ser feitas aos portadores de hepatite B e, que os grupos de apoio aos pacientes devem ser mais insistentes nessas recomendações.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
A Mallat, C Hezode, and S Lotersztajn. Environmental factors as disease accelerators during chronic hepatitis C. Journal of Hepatology 48(4): 657-665. April 2008.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Estudio publicado en el Journal of Hepatology investigó los factores ambientales y culturales que pueden estar asociados a una mayor velocidad en la progresión del daño causado al hígado por el virus de la hepatitis C, objetivando realizar recomendaciones para evitar la progresión de la enfermedad a todos a aquellos que no pueden ser tratado o que no responden al tratamiento.

Los autores relatan que muchos estudios ya comprobaron que la ingestión de bebidas alcohólicas, incluso en cantidades moderadas, resulta en la aceleración de la fibrogenesis con la consecuente aceleración del grado de fibrosis.

Otros estudios demuestran que el cigarro puede aumentar la actividad necro inflamatoria debido a mudanzas desencadenadas por bajos niveles de oxígeno en la sangre de los fumadores, aumentando de esa forma el daño al hígado.

Finalmente los autores observaron que el uso continuo de la marihuana (cannabis) también es un factor que acelera la velocidad de progresión de destrucción de las células hepáticas y el aparecimiento de grados más elevados de fibrosis. Alertan que el grado de esteatosis es mayor entre portadores de hepatitis C usuarios de marihuana que en el resto de los infectados.

Concluyen los autores que los médicos deben alertar los pacientes sobre el impacto negativo que poseen el alcohol, el cigarro y la marihuana sobre la expectativa futura en la progresión de la enfermedad, debiendo se ofrecer apoyo para conseguir la abstinencia.

Considero que las mismas recomendaciones deben ser hechas a los portadores de hepatitis B y, que los grupos de apoyo a los pacientes deben ser más insistentes en esas recomendaciones.

Este artículo fue redactado con comentarios e interpretación personal de su autor, tomando como base la siguiente fuente:
A Mallat, C Hezode, and S Lotersztajn. Environmental factors as disease accelerators during chronic hepatitis C. Journal of Hepatology 48(4): 657-665. April 2008.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]