[:pb]Como cuidar do fígado após a cura da hepatite C?[:es]¿Cómo cuidar del hígado después de la cura de la hepatitis C?[:]

12078

[:pb]Muitos pensam que com a cura da hepatite C o fígado fica totalmente novo, “zero quilometro” ignorando que a fibrose ou cirrose existente antes do tratamento ainda continuam exatamente igual ao finalizar o tratamento. Uma melhoria no grau de fibrose ou da cirrose é possível de acontecer, sendo bem mais fácil em pessoas jovens que naqueles de maior idade.

Pessoas de maior idade muito provavelmente possuem outras condições de saúde que afetam o fígado, entre as mais comuns temos o diabetes, pressão alta, colesterol elevado, sedentarismo, estão com o peso acima do ideal e, seja por alguma destas ou por outras condições não mencionadas uma melhoria no fígado poderá ser mais demorada ou nem sequer acontecer.

Não podemos esquecer que muitos fazem uso de suplementos e medicamentos por várias condições, os quais deverão ser processados no fígado que ainda está com fibrose ou cirrose e, nem falar daqueles que abusando das bebidas alcoólicas aceleram os danos ao fígado.

Então, podemos resumir colocando que o fígado tem poder para se regenerar, sempre e quando não existam outras condições de saúde ou fatores que continuem a afeta-lo, assim, em cada indivíduo a regeneração do fígado pode ser mais rápida ou mais lenta e em alguns até poderá piorar.

Para conhecer sobre a cura da hepatite C acesse https://hepato.com/category/cura-da-hepatite/   e para saber mais sobre a regeneração da fibrose veja em https://hepato.com/category/fibrose-reggressao/

Vamos então falar um pouco sobre alimentos que em nada ajudam a melhorar o estado o fígado, até podemos falar que podem ser prejudicais se ingeridos em excesso.

Açúcar

Muito açúcar pode prejudicar o fígado, não somente provocar caries nos dentes. O fígado usa um tipo de açúcar, chamado frutose, para produzir gordura. Demasiado açúcar refinado e xarope de milho rico em frutose utilizado para adoçar alimentos processados provoca um acúmulo de gordura que pode levar a doenças do fígado. Alguns estudos mostram que o açúcar pode ser tão prejudicial para o fígado quanto o álcool, mesmo que você não esteja acima do peso ideal. É mais um motivo para limitar os alimentos com açúcares adicionados, como refrigerantes e doces processados.

Sal

Seu corpo precisa de um pouco de sal, estudos sugerem que uma dieta alta em sódio pode levar à fibrose, que é o primeiro estágio da cirrose no fígado. Para evitar a tentação de colocar mais sal na comida tire o saleiro da mesa.

Suplementos de ervas

Não por ser “natural” é isento de problemas, o veneno de cobra também é natural. Cuidado com uma erva chamada kava kava utilizada por mulheres para aliviar os sintomas da menopausa ou como um relaxante por pessoas ansiosas. Estudos mostram que a kava kava pode impedir o fígado de funcionar corretamente.  Você deve sempre conversar com seu médico antes de tomar qualquer erva para garantir sua segurança.

Peso acima do ideal

A gordura extra pode acumular-se nas células do fígado e levar à doença hepática gordurosa não alcoólica DHGNA (NAFLD). Como resultado, seu fígado pode inchar, levar a fibrose e a cirrose. É mais provável que você tenha DHGNA (NAFLD) se estiver com sobrepeso ou obeso, se já estiver na meia-idade ou se tiver diabetes. Você pode ser capaz de mudar as coisas. Dieta e exercício podem diminuir ou parar a progressão da doença.

Demasiada vitamina A de suplementos

Seu corpo precisa de vitamina A, e é bom obtê-la de plantas como frutas e vegetais frescos, especialmente aqueles que são vermelhos, laranja e amarelos. Mas se você tomar suplementos que tenham altas doses de vitamina A isso pode ser um problema para o seu fígado. Verifique com seu médico antes de tomar qualquer suplemento de multivitaminas, pois alguns contem altas doses de vitamina A que muito provavelmente não é necessária.

Refrigerantes

Pesquisas mostram que as pessoas que bebem muitos refrigerantes têm maior probabilidade de ter doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA (NAFLD). Os refrigerantes são altamente calóricos.

Acetaminofeno – Paracetamol

Muitos indivíduos para tratar uma dor nas costas, uma dor de cabeça ou um resfriado, fazem uso de analgésicos, sendo o mais comum o acetaminofeno (paracetamol).  Cuidado para não ultrapassar a dose diária recomendada, muitos produtos contem paracetamol (por exemplo, uma pílula para a dor de cabeça e outra para o resfriado, e se ambos tiverem paracetamol poderá estar ingerindo acima da dose diária e prejudicar o seu fígado.

Gorduras Trans

As gorduras trans são gorduras que existem em alguns alimentos embalados e assados. Na lista de ingredientes aparecem como “parcialmente hidrogenados”. Uma dieta rica em gorduras trans aumenta a probabilidade de ganhar peso. Isso não é bom para o seu fígado.

Batatas fritas e hambúrgueres são uma má escolha por serem carregados de gordura.

Bebidas alcoólicas

Você provavelmente já sabe que beber demais é ruim para o seu fígado. Mas você pode não perceber que “muito” pode acontecer sem você ser um alcoólatra ou viciado em álcool. É fácil beber mais do que você pensa. Muitos copos podem conter muito mais do que uma porção padrão, que é de 150 mililitros de vinho, 350 mililitros de cerveja ou 40 mililitros de licor ou bebidas destiladas. Não ultrapasse a recomendação universal de uma bebida por dia para as mulheres e até 2 por dia para os homens.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Muchos piensan que con la cura de la hepatitis C el hígado queda totalmente nuevo, “cero kilómetro” ignorando que la fibrosis o cirrosis existente antes del tratamiento aún continúan exactamente igual al finalizar el tratamiento. Una mejoría en el grado de la fibrosis o de la cirrosis es posible de acontecer, siendo bien más fácil en personas jóvenes que en aquéllos de mayor edad.

Personas de mayor edad muy probablemente poseen otras condiciones de salud que afectan el hígado, entre las más comunes tenemos la diabetes, presión alta, colesterol elevado, sedentarismo, están con el peso arriba del ideal y, sea por alguna de estas o por otras condiciones no mencionadas una mejoría en el hígado podrá ser más demorada o ni siquiera acontecer.

No podemos olvidar que muchos hacen uso de suplementos y medicamentos por varias condiciones, quiénes deberán ser procesados en el hígado que aún está con fibrosis o cirrosis y, ni hablar de aquéllos que abusando de las bebidas alcohólicas aceleran los daños al hígado.

Entonces, podemos resumir colocando que el hígado tiene poder para regenerarse, siempre y cuando no existan otras condiciones de salud o factores que continúen a afectarlo, así, en cada individuo la regeneración del hígado puede ser más rápida o más lenta y en algunos hasta podrá empeorar.

Vamos a hablar un poco sobre alimentos que en nada ayudan a mejorar el estado el hígado, hasta podemos hablar de que pueden ser perjudiciales se ingeridos en exceso.

Azúcar

Mucho azúcar puede perjudicar el hígado, no solamente provocar caries en los dientes. El hígado usa un tipo de azúcar, llamado fructosa, para producir grasa. Demasiado azúcar refinado y jarabe de maíz rico en fructosa utilizada para endulzar alimentos procesados provoca acumulación de grasa que puede llevar a enfermedades del hígado. Algunos estudios muestran que el azúcar puede ser tan perjudicial para el hígado cuanto el alcohol, aun cuando usted no esté arriba del peso ideal. Es más, un motivo para limitar los alimentos con azúcares agregados, como refrescos y dulces procesados.

Sal

Su cuerpo necesita de un poco de sal, estudios sugieren que una dieta alta en sodio puede llevar a la fibrosis, que es el primer estadio de la cirrosis en el hígado. Para evitar la tentación de colocar más sal en la comida tire el salero de la mesa.

Suplementos de hierbas

No por ser “natural” es exento de problemas, el veneno de culebra también es natural. Cuidado con una hierba llamada kava kava utilizada por mujeres para aliviar los síntomas de la menopausia o como un relajante por personas ansiosas. Estudios muestran que la kava kava puede impedir el hígado de funcionar correctamente.  Debe siempre conversar con su médico antes de tomar cualquier hierba para garantizar su seguridad.

Peso arriba del ideal

La grasa extra puede acumularse en las células del hígado y llevar a la enfermedad hepática grasa no alcohólica DHGNA (NAFLD). Como resultado, su hígado puede hinchar, llevar a la fibrosis y la cirrosis. Es más probable que usted tenga DHGNA (NAFLD) si está con sobrepeso u obeso, si ya está en la media-edad o si tiene diabetes. Usted puede ser capaz de mudar las cosas. Dieta y ejercicio pueden disminuir o parar la progresión de la enfermedad.

Excesiva vitamina A de suplementos

Su cuerpo necesita de vitamina A, y es bueno obtenerla de plantas como frutas y vegetales frescos, especialmente aquéllos que son rojos, naranja y amarillos. Pero se usted tomar suplementos que tengan altas dosis de vitamina A eso puede ser un problema para su hígado. Verifique con su médico antes de tomar cualquier suplemento de multivitaminas, pues algunos tienen altas dosis de vitamina A que muy probablemente no es necesaria.

Refrescos

Estudios muestran que las personas que beben muchos refrescos tienen mayor probabilidad de tener enfermedad hepática grasa no alcohólica (DHGNA (NAFLD). Los refrescos son altamente calóricos.

Acetaminofeno (paracetamol)

Muchos individuos para tratar un dolor en la espalda, un dolor de cabeza o un resfriado, toman analgésicos, siendo el más común el acetaminofeno (paracetamol).  Cuidado para no ultrapasar la dosis diaria recomendada, muchos productos tienen paracetamol (por ejemplo, una píldora para dolor de cabeza y otra para el resfriado, y se ambos tienen paracetamol podrá estar ingiriendo arriba de la dosis diaria y perjudicar su hígado.

Grasas Trans

Las grasas trans son grasas que existen en algunos alimentos embalados y asados. En la lista de ingredientes aparecen como “parcialmente hidrogenados”. Una dieta rica en grasas trans aumenta la probabilidad de ganar peso. Eso no es bueno para su hígado.

Papas fritas y hamburguesas son una mala elección por ser cargados de grasa.

Bebidas alcohólicas

Usted probablemente ya sabe que beber demás es malo para su hígado. Pero usted puede no percibir qué “mucho” puede acontecer sin usted ser un viciado en alcohol. Es fácil beber más de lo que usted piensa. Muchos vasos pueden contener mucho más de lo que una porción padrón, que es de 150 mililitros de vino, 350 mililitros de cerveza o 40 mililitros de licor o bebidas destiladas. No ultrapase la recomendación universal de una bebida por día para las mujeres y hasta 2 por día para los hombres.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 

IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre es importante considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.

Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.

Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.

Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM

El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO

 

 

 

 

 

 

 

 [:]